terça-feira, 28 de abril de 2009

Chicão, Germano e Juan. Os três Patetas


Já faz tempo que estou cansado de atletas adultos, bem pagos e paparicados se comportando como criancinhas mal criadas. O que mais me impressiona é que eles sempre aprontam na frente de um monte de câmeras. Depois, tentam desmentir as imagens ou explicar o inexplicável.
Percebi que toda semana tem sempre algum exemplo disso, principalmente no futebol brasileiro. Sendo assim, decidi criar um sessão semanal aqui no blog: O Pateta da semana. Na estreia tinha que ser especial. Então, são logo os três Patetas da Semana. Chicão, Germano e Juan.

Não dá para entender que, em 2009, os jogadores de futebol ainda acham que conseguem ser malandros, mesmo com dezenas de câmeras os vigiando. Na vila belmiro, domingo passado, pelo primeiro jogo da final do campeonato Paulista, o zagueiro corinthiano Chicão tinha certeza que estava sendo muito malandro ao, "discretamente", tentar acertar, repetidamente, tapas na cabeça do santista Germano. Este, por sua vez, sabia que ninguém veria o soco que ele acertou no rosto de Chicão, em retribuição aos tapas que dele recebeu. O árbitro pode não ter visto. Normal, era uma cobrança de escanteio, muita gente em seu campo de visão. Mas será que eles realmente acham que vão escapar ilesos dessa? o TJD pode demorar (não é mesmo Cristian e Diego Souza?), mas não é possível que eles ainda não tenham aprendido que esse tribunal adora aplicar penas de cento e tantos dias. Prejudicarão seus times e suas carreiras. Parabéns patetas!

E o Juan do Flamengo? Levou um drible do Maicossuel do Botafogo, deu-lhe um pontapé e deitou em cima dele (posição um tanto quanto estranha diga-se de passagem) para, com o dedo na cara do botafoguense, tirar... Satisfações?! Quem ele pensa que é? Mesmo que Maicossuel estivesse passando o pé em cima da bola por brincadeira, não justifica o ato de Juan. Jogador profissional tem que ter calma durante o jogo para não tomar atitudes que possam prejudicar sua equipe. E aguentar provocações faz parte disso. Mas nem foi o caso. Maicossuel aplicou um drible objetivo e em direção ao ataque. Não fosse o chute que levou do flamenguista, chegaria a linha de fundo. Juan é todo nervosinho durante os jogos e não é a primeira vez que toma uma atitude nojenta dessas. E o que será que ele falou pro Maicossuel? "Não pode me driblar! Onde já se viu? Não posso passar por isso!". Driblar não pode, mas se jogar na área para conseguir um pênalti inexistente, cobrá-lo e fazer o gol como se tudo isso fosse normal pode, né Juan?

Esses foram os Patetas da semana. Faço aqui, menção honrosa à Diego Souza, do Palmeiras, e Cristian, do Corinthians, que foram muito patetas nas duas semanas passadas. Diego, o mal perdedor, e Cristian, o mal vencedor.

Mandem sugestõs de patetas dessa semana, e aguardem as pataquadas de nossos atletas para a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário