segunda-feira, 27 de abril de 2009

Nem tem graça


No saibro já não tem mais graça. É praticamente impossível que um título disputado nesse piso escape das mãos de Rafael Nadal. No último domingo ele conquistou o pentacampeonato do ATP 500 de Barcelona, ao vencer David Ferrer por 2 sets a 0. Na semana anterior ele já havia conquistado o penta do ATP 1000 de Monte Carlo. Nesta semana inicia a busca pelo quarto título do ATP 1000 de Roma, preparando-se para tentar a quinta conquista consecutiva de Roland Garros, o segundo Grand Slan do ano. Este, seria um feito inédito na história do torneio, que tem o Sueco Bjorn Borg, com quatro títulos consecutivos (mesma façanha de Rafa), como mnaior vencedor.
No saibro seu desempenho é impressionante e sua genialidade indiscutível. São 26 vitórias consecutivas. Em toda a sua carreira são 168 vitórias e apenas 14 derrotas nesse tipo de quadra. Um aproveitamento de 92%. Mas o espanhol não é fantástico apenas nesse piso. As conquistas na grama de Winbledon no ano passado e no cimento da Austrália nesse ano provam sua versatilidade. São 35 títulos na carreira desse jovem tenista de apenas 22 anos. Em agosto de 2008 ele tirou Roger Federer do topo do Ranking da ATP, sendo que o suíço ocupava a primeira posição desde fevereiro de 2004. Desde então Nadal já abriu mais de 4000 pontos de diferença para, o também gênio, Federer.
É impossível chamar Rafael Nadal de "tenista de saibro". Ele joga em altíssimo nível em todas as superfícies. Mas nas outras, no entanto, parece que ainda há emoção e disputas acirradas, ao passo que no saibro, tá difícil o cara perder.

Crédito da foto: Globoesporte.com

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olha, dizer que não tem nem graça talvez seja um pouco de exagero. O nadal teve que suar um pouquinho nas últimas partidas que fez no saibro contra o Djokovic e contra o Murray (no Master 1000 de Monte Carlo). Além disso, o Federer já avisou que irá jogar "o melhor tênis de sua vida" em Roland Garros... E por mais que algumas pessoas insistam em dizer que o Federer não está bem (fato com o qual não concordo), é bom ter em mente que ele sempre será uns dos melhores tenistas de TODOS os tempos...acho que o Roger pode sim trazer perigo ao Nadal (inclusive no saibro).

    ResponderExcluir