terça-feira, 7 de abril de 2009

As gentilezas e reviravoltas em Old Traford


Manchester United e Porto entraram em campo hoje para a disputa do primeiro jogo das quartas-de-final da Uefa Champions League. A noite em Manchester parecia ideal para o United. O jogo era em casa, um Old Traford lotado por 75 mil fãs, e o adversário é de uma inferioridade técnica clara. Esperava-se que as estrelas do time inglês sufocassem os jogadores da equipe portuguesa, que lutariam bravamente para se defenderem. Não foi o que aconteceu.
Com três atacantes e uma transição rápida do meio campo para o ataque, o Porto começou melhor o jogo e levava mais perigo ao gol de Van der Sar. Era o Manchester que tantava se defender. Mas o primeiro tempo deste jogo não será lembrado por belas jogadas. Não que elas não tenham acontecido, é que as gentilezas em campo foram muito mais marcantes. Logo aos 4 minutos, Cristiano Ronaldo tenta ligar um rápido contra-ataque, mas o passe, que deveria ser para o companheiro Evra, foi certinho para Lucho Gonzales, que leva o Porto ao ataque. O cruzamento de Lucho chega à área do United e encontra o zagueiro inglês Evans, que deve ter pensado: "Vou consertar tudo." Ele faz um passe, perfeito, para o adversário. Rodrigues vence Van der Sar e faz 1 a 0 para os portugueses. Os portugueses continuavam levando perigo ao gol do Manchester, que havia conseguido equilibrar o jogo. Mas parecia que a primeira etapa se encerraria com vitória parcial dos visitantes. Isso se não fosse a gentileza do Porto. A bondade de Evans e Ronaldo precisava ser devolvida, ou onde estariam os bons modos portugueses? O zagueiro Bruno Alves retribuiu o favor recebido com maestria. Sozinho com a bola dominada e muito espaço para sair jogando, ele decidiu recuá-la para o goleiro Helton. Com muito estilo, olha para frente e passa para trás, como um Ronaldinho, sem perceber Rooney, à espera de um erro, ou melhor, gentileza. O passe para Helton é, na verdade, uma enfiada de bola perfeita para Rooney, uma assistência. Gol de empate. Empate em gentilezas.
O segundo tempo foi muito equilibrado e muito bom tecnicamente. As chances apareciam para os dois lados e os dois goleiros seguiam trabalhando bem. O Porto, percebendo que o empate seria um bom resultado para levar para casa, se postou mais na defesa, e dificultava muito a vida do Manchester. E o United precisava vencer, pois com esse 1 a 1, os visitantes poderiam se classificar com um 0 a 0 em Portugal. A história também jogaria contra os ingleses, já que o Porto nunca perdeu em casa para equipes da Inglaterra pela Champions League. Parecia que apenas uma jogada diferenciada, de um dos jogadores diferenciados do Manchester, poderia mudar a situação. E foi o que aconteceu. Cobrança de lateral rente a linha de fundo, com toda a defesa do Porto arrumada. Rooney recebe na área. Marcado, ela passa de primeira, de calcanhar, e a bola encontra Tevez. Linda jogada , lindo gol. É a virada do Manchester, que a gora tem situação mais tranquila para a partida de volta, no dia 15 de abril. Pelo menos era isso que a torcida que lotava o Old Traford achava, já que o jogo estava no fim. Mas Mariano conseguiu aproveitar bem um passe de Lucho e empatou. Agora o Porto pode se classificar para a semi-final com 0 a 0 ou 1 a 1. E o Old Traford, chamado de Teatro dos Sonhos, será, pelo menos por hoje, o Teatro da noite mal dormida, para os torcedores do Manchester United.

Pela outra partida de hoje, Villareal e Arsenal empataram por 1 a 1 na Espanha, e o time de Londres têm boas chances de levar a vaga no jogo de volta. Amanhã tem Liverpool e Chelsea, em Anfield Road, e Barcelona e Bayern de Munique, no Camp Nou. Confira abaixo as fichas das partidas de hoje pelas quartas-de-final da Uefa Champions League:

MANCHESTER UNITED X PORTO

Local: Estádio Old Trafford, em Manchester (Inglaterra)
Data: 7 de abril de 2009, terça-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Konrad Plautz (AUT)
Assistentes: Bernhard Zauner e Armin Eder (ambos da Áustria)
GOLS: MAN.UNITED: Rooney, aos 15min do 1 tempo e Tevez, aos 40 do 2 tempo
PORTO:Rodríguez, aos 4min do 1° tempo e Mariano, aos 44min do 2° tempo

MANCHESTER UNITED: van der Sar; O'Shea, Evans (Neville), Vidic e Evra; Carrick, Scholes (Tevez) e Fletcher; Park, Cristiano Ronaldo e Rooney
Técnico: Alex Ferguson

PORTO: Helton; Sapunaru, Bruno Alves, Rolando e Cissokho; Lucho González, Fernando e Raúl Meireles (Tomás Costa); Lisando López, Cristian Rodríguez (Mariano) e Hulk
Técnico: Jesualdo Ferreira

Villarreal x Arsenal

Estádio El Madrigal, em Villarreal (Espanha)
Árbitro: Tom Henning Ovrebo (NOR)
Gols: Marcos Senna, aos 9min do primeiro tempo; Adebayor, aos 20min do segundo tempo
Cartões amarelos: Song, Adebayor, Fábregas, Nasri (Arsenal)

Villarreal: Diego López; Angel Lopez, Gonzalo, Godín e Capdevila; Eguren, Senna, Cani (Mati Fernandez) e Ibagaza (Guille Franco); Llorente (Pires) e Rossi.
Técnico: Manuel Pellegrini

Arsenal: Almunia; Sagna, Touré, Gallas (Djourou) e Clichy; Song, Denílson, Fabregas e Walcott (Eboue); Adebayor e Nasri.
Técnico: Arsene Wenger

Crédito da foto: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário