quinta-feira, 9 de abril de 2009

Bayern, um time afeiçoado aos gols


Você gosta de jogos com muitos gols? Quanto mais bola na rede melhor? Então aqui vai uma dica: Na hora de escolher qual partida irá assistir nos dias de rodadas pelos campeonatos europeus não tenha dúvidas. Escolha aquela que tiver o Bayern de Munique envolvido. Claro que isso é apenas uma piada, mas não há como negar que os últimos jogos do Bayern tem sido um tanto quanto ainimados.
Pelas oitavas de final da Uefa Champions League, a equipe alemã enfrentou o Sporting. Na primeira partida, em Lisboa, um massacre do Munique, 5 a 0. Com esse resultado era muito improvável que o time perdesse a vaga. Provável era o prognóstico do jogo de volta. Calmo, sem muita movimentação, pois não seria necessário. Não foi o que aconteceu. Um outro atropelamento alemão, 7 a 1, e os portugueses voltaram para casa tendo levado impressionantes 12 gols nas oitavas da Champions. Nesse período de duas semanas, em que aconteceram esses dois jogos, o Bayern ainda fez, pelo Campeonato Alemão, 5 a 1 no Hannover e 3 a o no Bochum, além de "decepcionante" 0 a 0 com o Werder Bremen. Foram 20 gols em cinco jogos, média de quatro por partida. A média do clube no Campeonato Alemão é de 2 por jogo, mesma média da Champions. Mas o Bayern de Munique mostrou que não é bom apenas em fazer gols. Em seus últimos dois jogos levou surpreendentes nove gols. No último sábado, pelo Alemão, foi atropelado pelo Wolfsburg por 5 a 1, com direito a gol de placa espetacular do brasileiro Grafite. Não satisfeito, a equipe viajou para a Catalunha, onde enfrentou ontem, 8 de abril, o Barcelona pelo primeiro jogo das quartas-de-final da Champions League. Era de se esperar um encontro equilibrado entre esses dois gigantes europeus, mas o que se viu foi uma brilhante atuação do Barça combinada com, na opinião de Franz Beckenbauer, o pior futebol da história do Bayern de Munique. O resultado foi 4 a 0 para o time da casa.
O técnico do Bayern, Jürgen Klinsmann e o presidente do clube Karl-Heinz Rummenigge jogaram a toalha depois do jogo de ontem. Os dois declararam que a trajetória no principal torneio de clubes europeus acabou, e que as forças serão centradas na tentativa de vencer o Campeonato Alemão (está em quarto, três pontos atrás do líder Wolfsburg). Essas declarações são bastante diretas e honestas, principalmente para o padrão das entrevistas de futebol. "Não, nada está perdido, vamos lutar muito e blá, blá, blá."
Mas além das declarações, o que surpreende é essa instabilidade do time, que tem um grande elenco. Também é difícil afirmar que seja um problema pontual da defesa, que conta com zagueiros de qualidade como Lúcio, Breno e o argentino Demichellis. É esperar para ver o quão animados serão os próximos jogos do Bayern. Só uma lembrança: Além das goleadas sofridas com o Bayern, o zagueiro Demichelis também esteve na derrota histórica da Argentina para a Bolívia por 6 a 1. Ô fase!

Um comentário:

  1. Pena que esse jogos, sejam todos transmitidos em horário impróprio para quem trabalha no período dirno.

    ResponderExcluir