sexta-feira, 3 de abril de 2009

Ferrari reestabelece normalidade. Por enquanto


A Ferrari fez dobradinha nos treinos livres para o GP da Malásia, segunda etapa da Fórula 1. O finlandês Kimi Raikkonen foi o mais rápido e Felipe Massa conseguiu o segundo tempo. O melhor desempenho da Brawn GP, que dominou a etapa da Austrália em todos os sentidos, foi com Rubens Barrichelo, sexto lugar. Seria a normalidade sendo reestabelecida?
Felipe Massa não é tão apressado para afirmar isso. O brasileiro, na verdade, se disse surpreso com o resultado de sua escuderia e também afirmou que acredita em um treino melhor da Brawn nas tomadas oficiais de tempo.
Fatos do treinamento desta sexta que mostram que a normalidade não está, ainda, totalmente reestabelecida: As duas Red Bulls e a Williams de Nico Rosberg entre os cinco primeiros, e o fraco resultado das McLarens (9° para Kovalainen e 11° para Hamilton).
Os treinos livres (realizados às sextas-feiras) não costumam revelar muito do que as equipes poderão produzir nas tomadas oficiais e nas corridas, pois são momentos em que as escuderias estão realizando ajustes nos carros para os adaptar melhor às condições e características das pistas. Nas primeiras etapas, a necessidade desses ajustes é ainda maior, pois os carros ainda não estão totalmente desenvolvidos (ainda mais esse ano, com as mudanças aerodinâmicas previstas no regulamento). Exemplo disso é a própria surpresa de Massa com o resultado de hoje. Ele explicou que o carro andou muito bem com os pneus mais moles, e isso fez diferença. Esse mesmo tipo de pneus, causou pesadelos a Ferrari na Austrália.
Apesar de Massa acreditar em um desempenho melhor da Brawn neste sábado, vale lembrar que Rubens Barrichelo perderá cinco posições no grid de largada. Isso porque precisou trocar a caixa de câmbio. De acordo com as regras da Fórmula 1, a peça deveria durar quatro corridas.

E então pessoal, o que vocês esperam desta nova temporada da Fórmula 1?

Crédito da foto: Reuters

Um comentário:

  1. Não acredito que a Brawn possa faturar esse campenato. Mas, creio que farão um belo papel e Rubinho, poderá apagar a péssima imagem que ficou das últimas temporadas, quando dirigiu um péssimo carro.

    ResponderExcluir