domingo, 5 de abril de 2009

Pela metade dos pontos


O inglês Jenson Button, da Brawn GP, venceu pela segunda vez no campeonato. Neste domingo, a prova disputada em Sepang, Malásia, não pode chegar ao fim, devido às fortes chuvas e falta de luminosidade natural, que comprometiam a segurança dos pilotos. Como o fim foi decretado antes que se completasse 75% da quilometragem total, aqueles que terminaram na zona de pontuação levaram apenas metade do que ganhariam em condições normais. Ou seja, Button, ao invés de ganhar 10 pontos, ficou com 5, totalizando 15 na classificação geral. É engraçado olhar para a tabela de pontos do campeonato e ver que o italiano Jarno Trulli, da Toyota, tem 8,5 pontos.
E foi mais um fim-de-semana de ótimo desempenho da Brawn (Barrichelo largou em 8° e chegou em 5°). Muitos afirmam que esse sucesso acontece por causa do difusor utilizado pela equipe. O difusor é parte do kit aerodinâmico dos carros e localiza-se na parte traseira. Ele direciona a saida de fumaça e ar dos escapamentos. O difusor utilizado pela Brawn, assim como pela Williams e pela Toyota, tem medidas maiores que os das outras escuderias, o que daria mais estabilidade aos carros, principalmente nas curvas de alta velocidade. A Ferrari protestou. Em uma primeira inspeção, antes da primeira etapa, auditores da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) consideraram o artefato legal. Ainda haverá um julgamento para definir o caso.
É preciso lembrar que os resultados de Toyota e Williams não são tão positivos quanto os da Brawn (a Toyota têm 16,5 pontos, a Williams 4 e a Brawn 25), o que indica que o difusor não é a única razão que explica o sucesso dos carros de Button e Rubinho. É um modelo bem projetado, que começou a ser preparado ainda no ano passado, quando a Honda (ex-proprietária da equipe) percebeu que 2008 tinha ido pro saco. Além disso, os carros usam o forte e confiável motor Mercedes (como a McLaren) ao invés do Honda, que deu tanta dor de cabeça aos pilotos nos anos passados. A Brawn vai dar trabalho sim, durante toda a temporada.
E Felipe Massa e a Ferrari precisam acordar logo. É o terceiro ano consecutivo que o brasileiro não pontua nas duas primeiras etapas da temporada. O carro claramente apresenta problemas. A Mclaren também tem se mostrado um carro um tanto quanto instável. Enquanto isso, a Brawn dispara.

Confira o resultado completo da prova da Malásia e a classificação geral dos pilotos:

1 J. Button (ING) Brawn 31 voltas em 1h10m59s092
2 N. Heidfeld (ALE) BMW Sauber a 22s722
3 T. Glock (ALE) Toyota a 23s513
4 J. Trulli (ITA) Toyota a 46s173
5 R. Barrichello (BRA) Brawn a 47s360
6 M. Webber (AUS) RBR a 52s333
7 L. Hamilton (ING) McLaren a 1m00s733
8 N. Rosberg (ALE) Williams a 1m11s576
9 F. Massa (BRA) Ferrari a 1m16s932
10 S. Bourdais (FRA) STR a 1m42s164
11 F. Alonso (ESP) Renault a 1 volta
12 K. Nakajima (JAP) Williams a 1 volta
13 N. Piquet (BRA) Renault a 1 volta
14 K. Raikkonen (FIN) Ferrari a 1 volta
15 S. Vettel (ALE) RBR a 1 volta
16 S. Buemi (SUI) STR a 1 volta
17 A. Sutil (ALE) Force India a 1 volta
18 G. Fisichella (ITA) Force India a 2 voltas
19 R. Kubica (POL) BMW Sauber a 30 voltas/mecânico
20 H. Kovalainen (FIN) McLaren a 31 voltas/rodada

  • 1 J. Button (ING) 15 pts
  • 2 R. Barrichello (BRA) 10 pts
  • 3 J. Trulli (ITA) 8,5 pts
  • 4 T. Glock (ALE) 8 pts
  • 5 N. Heidfeld (ALE) 4 pts
  • 6 F. Alonso (ESP) 4 pts
  • 7 N. Rosberg (ALE) 4 pts
  • 8 M. Webber (AUS) 3 pts


Massa ainda é um dos favoritos para o título? E a Brawn, é fogo de palha?

Crédito da foto: Globo.com

Um comentário:

  1. Não, definitivamente a Brawn não é fogo de palha. Além de um bom carro tem dois ótimos pilotos. As outras escuderias terão que correr muito para alcançar a caçula da fórmula1. Enquanto isso, Rubinho vai se confirmando, novamente, como segundo piloto.

    ResponderExcluir