segunda-feira, 4 de maio de 2009

Corinthians campeão paulista. Mas o que isso significa?


Com o empate contra o Santos, neste domingo no Pacaembú, o Corinthians sagrou-se campeão paulista de 2009. E campeão invicto, fato que não acontecia desde o Palmeiras de 1972. Mas olhando para o futuro, para as disputas das competições mais importantes, o que isso significa? O Corinthians relamente voltou?
De fato o campeonato paulista não é parâmetro para determinar a força real de um time. Então é preciso olhar além do resultado em si, prestar atenção aos detalhes.
Mais importante do que não ter perdido no torneio foi o desempenho contra os grandes rivais (4 vitórias e 3 empates), o que mostra o time jogando de igual para igual contra adversários considerados fortes e conseguindo se sobresair. Ter terminado com a melhor defesa da competição (18 gols) pode ser um fato importante, se juntarmos isso com a informação de que com Mano Menezes o Corinthians nunca perdeu por mais de dois gols de diferença. Mostra uma defesa sólida.
Claro que todo o foco centraliza-se em Ronaldo, mas o ataque não é tão maravilhoso assim. Não por causa de seus atacantes. O camisa nove, junto de Dentinho, formam uma dupla de qualidade. Mas o meio-de-campo não é dos mais criativos. É difícil depender de Douglas, Morais e Jorge Henrique, que são muito inconstantes. Por outro lado, Elias e Cristian dão bastante consistência ao setor e têm boa chegada à frente, o que faz a equipe ser bnastante eficiente nos contra-ataques. É preciso lembrar que quando há a necessidade de mudança na dupla de ataque é um Deus nos acuda. Souza, Lulinha e Otacílio Neto são bem fraquinhos. Individualmente, o Corinthians não é um grande time, por isso não é tão simples (como alguns comentaristas acham) afirmar que essa equipe, que acabou de voltar da segunda divisão, está no mesmo nível dos grandes times dos últimos três anos. É fácil sim, perceber o ótimo trabalho de Mano Menezes, que faz esse grupo funcionar bem coletivamente, perdendo poucos jogos. Sinceramente, não coloco o Corinthians no mesmo nível de Cruzeiro, Grêmio, São Paulo e Internacional. Mas também não o coloco muito abaixo deles. Provavelmente o time dará trabalho no campeonato brasileiro, e deve lutar por vaga na Libertadores. Vale lembrar, que na segunda competição mais importante do País, a Copa do Brasil, o Corinthians precisará vencer o Atlético-PR, nesta quarta em São Paulo, para passar às quartas de final, já que perdeu em Curitiba por 3 a 2. Alegria e decepção podem estar separados por um curto período de tempo.
Agora, mesmo com todos esses poréns, acho que dá para dizer sim: O Corinthians voltou.

Crédito da foto: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário