sábado, 18 de abril de 2009

Um campeonato decidido?


Na última quarta-feira, dia 15, a FIA decidiu que os difusores usados pelas equipes Brawn, Williams e Toyota são legais. A peça usada por essas três equipes tem um formato diferente daquela usada pelas demais. Uma abertura, no meio dela, que facilita a entrada e saída de ar, na parte traseira do carro. Sem dúvida tráz maior estabilidade aos carros, o que explica, em parte, o bom desempenho dessas equipes. Flávio Briatore, chefe da Renault, afirmou que, assim, o campeonato já está decidido. Button venceria as próximas quatro corridas e o restante da temporada seria sem graça. Ele até apelou para os patrocinadores do evento, indagando sobre como os investidores e televisões se sentiriam sabendo que seu produto perdera apelo.
Pois bem. O resultado dos treinos oficiais para o GP da China "discordaram" um pouco de Briatore. O pole é o jovem piloto alemão Sebastian Vettel, da RBR, carro que usa o difusor "normal". Seu companheiro Mark Webber conseguiu a terceira colocação. Mais surpreendente, seguindo o raciocínio do chefão da Renault, foi ver Fernando Alonso, seu piloto, marcando o segundo melhor tempo. Os pilotos da Brawn, líderres da temporada, ficaram um pouco para trás. Rubens Barrichello sairá na quarta posição e Jenson Button na quinta.
Talvez o campeonato esteja decidido da seguinte maneira: Ferrari e McLaren não disputarão o título. A não ser que que as escuderias apresentem inovações aerodinâmicas urgentemente, pois seus carros não passam a menor confiança dentro das pistas. Felipe Massa largará em 13° e seu companheiro, Kimi Raikkonen, em 8°, confirmando o pessimismo do piloto brasileiro nos treinos livres de sexta. "Sem o difusor novo não há chances" disse Massa. Hamilton em 9° e Kovalainen em 12° completaram o resultado desastroso das principais potências das últimas temporadas. Mesmo antes da FIA ter decidido que os difusores utilizados por Brawn, Williams e Toyota eram regulares, havia informações de que todas as outras equipes já trabalhavam para desenvolverem peça similar para seus carros, com propósito de utilizá-las no início das corridas européias (Espanha, 10 de maio, daqui a duas corridas). Aparentemente, a RBR tem o projeto mais adiantado. Parece que o campeonato ainda pode ter viradas e emoções, não é mesmo Briatore?
Alguém arrisca palpites para a corrida que acontece nesse domingo, às 4 da manhã, horário de Brasília (ô horário ingrato!)?

Confira o grid de largada para o GP da China:

1 Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min36s184
2 Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1min36s381
3 Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min36s466
4 Rubens Barrichello (BRA/Brawn) - 1min36s493
5 Jenson Button (GBR/Brawn) - 1min36s532
6 Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1min36s835
7 Nico Rosberg (ALE/Williams) - 1min37s397
8 Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min38s089
9 Lewis Hamilton (GBR/McLaren) - 1min38s595
10 Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min39s321
11 Nick Heidfeld (ALE/BMW) - 1min35s975 (Q2)
12 Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - 1min36s032 (Q2)
13 Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min36s033 (Q2)
14 Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - 1min36s193 (Q2)
15 Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso) - 1min36s906 (Q1)
16 Nelsinho Piquet (BRA/Renault) - 1min36s908 (Q1)
17 Robert Kubica (POL/BMW) - 1min36s966 (Q1)
18 Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min37s669 (Q1)
19 Timo Glock (ALE/Toyota) - 1min36s066 (Q2)***
20 Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) - 1min37s672 (Q1)

*** penalizado com a perda de cinco posições no grid por trocar a caixa de câmbio

Crédito da foto: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário