quarta-feira, 1 de abril de 2009

Bonanza?


Diz o ditado que depois da tempestade vem a bonanza. Se chamarmos a péssima atuação da seleção brasileira no empate de 1 X 1 contra o Equador, em Quito, de tempestade, seria a vitória desta noite diante do Peru a calmaria? Nem tanto.
Apesar do resultado de 3 X 0, o que se viu no gramado do Beira Rio foi uma seleção burocrática e lenta, que mal fez o goleiro Butrón trabalhar. Isso contra o último colocado das eliminatórias sul-americanas.
No meio de campo, Gilberto Silva não é sombra do ótimo volante campeão mundial em 2002 e líder do Arsenal. Pouco se distânciou do círculo central e se resumiu a fazer passes curtos e laterais. Mesmo assim, errou alguns.
Robinho, principal jogador da era Dunga, jogou muito mal (como já havia jogado no Equador). Esta noite foi apenas um jogador firulento. Suas tentativas de dribles e passes enfeitados resultaram em nada.
O lado positivo desta noite em Porto Alegre, foi a boa movimentação de Elano e Felipe Melo. Os dois buscaram jogo o tempo todo, tentando dar qualidade à saída de bola e auxiliando na criação de jogadas. Se ao menos tivessem um companheiro diferente de Gilberto Silva, o meio-campo da seleção poderia ter funcionado melhor.
Falando em movimentação, a presença de Kaká no lugar de Ronaldinho faz diferença. Kaká, que voltava de contusão, não fez, tecnicamente, boa partida, mas a maneira como se mexia pelo setor ofensivo do campo dificultava a marcação adversária, criava espaços e dava opções para os meio-campistas que vinham de trás e para os laterais que eventualmente subiam.
Falta padrão de jogo ao time de Dunga. Falta movimentação e qualidade de passe no meio de campo, desde o primeiro volante. Não dá para esperar, em toda partida, que uma jogada individual resolva os problemas. Tampouco é possível esperar que em todos os jogos difíceis Júlio César será brilhante como foi contra o Equador, quando salvou a pátria. Na verdade, falta talento na convocação do treinador da seleção para o meio-campo. No jogo de hoje não havia grandes opções no banco que dessem a Dunga a oportunidade de fazer com que o time jogasse diferente nesse setor. Josué, assim com Gilberto Silva, apenas marca e Anderson estava machucado. Sobrou apenas Júlio Batista, que vem tendo boas atuações, mas jogando mais adiantado.
Hoje Dunga não precisou se preocupar com isso, o jogo foi fácil. Mas, mesmo assim, a seleção não foi bem.

E vocês, o que acham que falta para a seleção brasileria engrenar nessas eliminatórias?

Crédito da foto: Reuters

3 comentários:

  1. Hernanes titular na seleção pra ontem!
    E o Miranda demonstrou, apesar de ser contra o ridículo Peru, que tem melhores condições técnicas que o (R)Luisão.

    Obs.: Ronaldinho Ga(y)úcho na seleção é simplesmente patético.

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente. Não sinto essa seleção como sendo a minha. Burocrática, medrosa e sem o encanto de outrora. Nem sinto vontade de ver os jogos, como já senti um dia.

    ResponderExcluir
  3. NUssa, que ótima interpretação do jogo, pra mim só tinha sido bom pq a gente ganhou e pronto xD
    Eu acho que o que falta é um milagre xD
    Mas creio que vamos pra Copa, o duro vai ser ganhar alguma coisa...
    Adorei o blog, vou vir sempre te "visitar"
    ;**

    ResponderExcluir