domingo, 19 de abril de 2009

Decisão


Corinthians e Santos farão a final do Campeonato Paulista de 2009. E os dois times chegam a decisão sem deixar dúvidas, para torcedores, rivais e imprensa, de seu merecimento. Os alvi-negros foram muito bem nas semifinais e venceram seus dois jogos, mostrando força e bom futebol.
No sábado, no Palestra Itália, os mais desavisados esperavam um Santos apenas na defensiva, jogando pelo empate, contra o Palmeiras. Mas um time grande não poderia ficar recuado apenas aguardando pelos golpes do adversário. Como time grande que é, o Peixe não fez isso. Marcou forte sim, mas no campo do Palmeiras. Gastou o tempo tocando a bola, no ataque. Assim, o Santos amenizou o ímpeto palmeirense de atacar e esfriou a torcida que lotou o Palestra. Os dois gols sairam naturalmente, em um jogo em que Neymar, Madson e Paulo Henrique jogaram demais. Fábio Costa tomou um frango histórico, é verdade. Daquele tipo que é a definição de frango. Mas a classificação já estava assegurada. Lamentável foi o comportamento de Diego Souza. O jogador foi expulso por discutir com Domingos (que acabara de entrar). As expulsões, diga-se de passagem, foram de um preciosismo ridículo de Sálvio Espíndola, um árbitro que não sabe controlar o jogo sem dar cartões desnecessários e marcar faltas inexistentes. Após a expulsão, Diego ficou enlouquecido e queria briga a todo o custo com Domingos. Seus companheiros tiveram muito trabalho para tirá-lo de campo. Inconformado, Diego pulou a placa de publicidade, voltou ao gramado e deu um pontapé em Domingos, que estava de costas para ele. Diego Souza é um jogador de muita qualidade técnica, mas suas principais "jogadas", em partidas importantes, são: Se atirar simulando faltas, reclamar com árbritos e tentar acertar cotoveladas. Precisa de punição severa. Já nesse domingo, em um jogo arbitrado perfeitamente por Wilson Seneme, o Corinthians eliminou o São Paulo, no Morumbi. O time esteve muito bem, e conseguiu segurar a pressão do Tricolor, que jogou bem o primeiro tempo. Na segunda etapa, em dois contra-ataques executados com perfeição, o Corinthinas fez dois a zero. A partir daí, de maneira decepcionante, o São Paulo desistiu do jogo, nem sequer esboçou reação. Time grande não pode sentir tanto quando leva gols em decisão. O jogo entre Chelsea e Liverpool, pelas quartas de final da Uefa Champions League, mostrou que cinco minutos são suficientes para reações incríveis, se os times se entregarem. O São Paulo tinha mais de meia hora. Essa derrota foi normal e não pode afetar o desempenho da equipe na Libertadores. Seria ridículo. O Corinthians cresceu no momento certo. Depois de fazer uma série de jogos pífeos e enfadonhos na primeira fase, fez duas ótimas partidas nessa semifinal e chega com muita força para a decisão.
Os jogos finais prometem muito. O Corinthians tem a vantagem do empate no resultado agregado e joga a volta em casa. Se bem que isso não beneficiou em nada a Palmeiras e São Paulo. O Santos também cresceu na hora h. Depois de quase ficar de fora das semifinais, a equipe jogou muito contra o verdão. Os garotos Neymar e Paulo Henrique tornaram-se decisivos mais cedo do que se esperava, e a velocidade de Madson é impressionante. A vitória, será do campeonato.

Alguém arrisca palpite sobre quem será o campeão?

Crédito da foto: Nilton Fukuda A/E

2 comentários:

  1. O Santos está muito bem. Chega com moral e pode fazer bonito. Entretanto,não é nada fácil ganhar do corintians,especialmente em finais. Bem, como santista irei torcer feito louco e, mesmo que perder estarei feliz de ver a recuperação do time, que promete muito para o Brasileirão.

    ResponderExcluir