quinta-feira, 11 de junho de 2009

Os novos galáticos


Depois de anunciar a contratação de Kaká, por aproxidamamente 65 milhões de euros, o Real Madri confirmou na manhã desta quinta-feira o acerto com o Manchester United, pela aquisição de Crsitiano Ronaldo. O valor deste negócio é de aproximadamente 95 milhões de euros. Não há dúvidas de que o presidente Florentino Perez está tentando reeditar os galáticos no Santiago Bernabeu. Em sua primeira passagem pela presidência do clube, Florentino contratou Figo, Zidane, Ronaldo e Beckham.

O presidente do Madri acredita que a contratação de grandes estrelas é a única opção do clube para voltar a impor respeito no cenário mundial. Essa tese vai de encontro com a realidade dos dois clubes mais vencedores desta temporada, o Barcelona e o Manchester United. Não dá para dizer que esses clubes têm elencos baratos, longe disso, mas o modo como montam esses elencos é o que chama atenção. O Barcelona, campeão europeu, tem no seu time titular sete pratas da casa. O Man United é conhecido por contratar jovens promessas e formá-las dentro do clube. Caso, por exemplo, de Cristiano Ronaldo. Exemplos de times que saem contratando jogadores a peso de ouro são os ingleses Chelsea e Manchester City. O Chelsea até tem conseguido alguns títulos, mas ainda não atingiu seu maior objetivo, a Champions League. Já o City, teve uma temporada patética.

Na primeira vez em que Florentino montou os galáticos, a brincadeira deu certo no começo. O time foi campeão europeu e mundial em 2002 e espanhol em 2003. Mas depois disso, as estrelas viraram problemas, gerando dívidas, brigas e rupturas dentro do clube. Tudo isso o Madri vinha tentando consertar nesses últimos anos, mas sem grandes conquistas.

Para os que acham que que depois de Kaká e Cristiano Ronaldo Florentino parará com as contratações bombásticas, ele avisa. Tem 300 milhões de euros para gastar com contratações. O que levanta outra importante questão: Em um momneto de crise econômica mundial, e dentro de um clube que sabidamente possui dívidas milionárias, de onde Florentino Perez tira tanto dinheiro?

Outra questão, essa mais divertida, é como o técnico Manuel Pelegrini montará esse novo Real Madri. Alguém têm sugestões? Abaixo faço a minha tentativa, sem imaginar novas contratações que devem acontecer.


Cassilas, Sérgio Ramos, Pepe, Heinze e Marcelo

Gago, Diarrá e Sneijder

C. Ronaldo, Kaká e Nistelroy

2 comentários:

  1. Deverá conquistar título até quando.....começarem as richas derivadas das enormes diferenças dentro do elenco. Diferenças salariais, de atenção da mídia, etc, etc. Vamos ver quanto vai durar.

    ResponderExcluir
  2. Esse time que você sugere é um super time. Não vejo nada melhor, embora o elenco seja poderoso.

    ResponderExcluir