quinta-feira, 4 de junho de 2009

Enganei os bobos!


A menos de uma semana atrás as escuderias da Fórmula 1 concordaram em enviar seus documentos para se inscreverem no campeonato de 2010, desde que fosse realizado um novo Pacto de Concórdia até o dia 12 de junho. O silêncio de Max Mosley, presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) soou para a Fota (Associação das equipes de F-1) como um consentimento. As equipes enviaram a documentação na última sexta-feira e, eis que ontem, Mosley quebrou o silêncio. Quase que como dizendo "enganei os bobos, na casca do ovo."

Mosley afirmou que quem manda é ele, e as regras da Fórmula 1 quem faz é a FIA. As grandes equipes, Ferrari por exemplo, reclamam muito das inúmeras mudanças no regulamento da competição que a FIA impôs a essa temporada e pretende impor à próxima. O principal alvo das reclamações é o teto orçamentário, de R$129 milhões a serem gastos, por equipe, por temporada (descontados gastos com marketing, motores e salários). Max Mosley parece irredutível e responde a todas as reclamações das equipes, especialmente às da Ferrari, sempre com ironia ácida. Uma clara tentativa de mostrar força e impor respeito. Ele parece sentir necessidade disso, especialmente após o ano passado. Em 2008, imagens de Max Mosley comandando uma orgia com temática nazista vazaram pela internet, e dirigentes da Fómula 1 pediram sua saída da FIA. Mosley ficou, e agora parece disposto a dar o troco.

As Fota informou que as equipes ainda não afastaram a possibilidade de não participarem do campeonato de 2010.

Observação pessoal: Tenho a impressão que todas essas mudanças no regulamento feitas pela FIA não passam de pura revanche para cima das equipes que não apoiaram Mosley no escândalo do ano passado, ou seja, as grandes equipes. Essas novas regras freiam o desenvolvimento tecnico das escuderias, pois dificulta a realização de testes e treinos. Assim, parece que a Fómula 1 deixa de se tratar de uma competição para que se defina quem são os melhores, e que esses melhores vençam. A Fórmula 1 passa a ser uma série de tiros no escuro. Em um esporte onde chega-se a mais de 300 Km/h, isso não parece um pouco perigoso? Além do mais, vocês conseguem se empolgar com uma Fórmula 1 sem Ferrari, BMW e MacLaren?

2 comentários:

  1. Muito bem sacada a sua opinião. Realmente, a falta dessas escuderias seria a morte para a F1.

    ResponderExcluir
  2. As grandes escuderias devem estar se retorcendo depois de mais essa vitória da Brawn.

    ResponderExcluir