segunda-feira, 8 de junho de 2009

Histórico!


Histórico, simplesmente histórico. Essa é a avaliação justa da conquista de Roger Federer no último domingo em Paris. Às vezes temos dificuldade em perceber o quanto um fato que ocorre no presente é significativo, e pode levar anos para percebermos que presenciamos a uma bela página da história do esporte ser escrita.

Ao vencer o sueco Robin Soderling por 3 sets a 0 e sagrar-se, pela primeira vez, campeão de Roland Garros, Roger Federer tornou-se apenas o sexto tenista da história a conquistar todos os quatro torneios de grand slan (Austrália, Roland Garros, Winbledon e US Open). Mais do que isso, o suíço igualou-se ao americano Pete Sampras, como o homem com maior número de títulos de grand slan (14). Essa conquista foi a prova, para os que insistiam em duvidar, de que Roger é extremamente competente em todos os tipos de piso. Um jogador completo.

Com apenas 26 anos, Roger Federer é o quarto jogador na história com maior número de semanas na liderança do ranking da ATP, mas lidera no quesito semanas consecutivas no topo, com 237.

Em agosto do ano passado ele perdeu a liderança para outro fenômeno, Rafael Nadal, que aos poucos escreve história tão impressionante quanto a do suíço. A diferença entre os dois chegou a mais de quatro mil pontos, mas com a conquista no saibro francês, ela baixou para 2070. Federer já avisou: Vai com tudo para ganhar o seu sexto título de Winbledon, façanha que pode lhe devolver o topo da ATP, dependendo dos resultados de Nadal. Se conseguir vencer Winbledon em 2009, Federer entrará para mais uma galeria restrita, a de tenistas que conquistaram o saibro francês e grama britânica no mesmo ano. Por enquanto, apenas três jogadores conseguiram tal feito: Rod Laver, em 1969, Bjorn Borg, entre 1978 e 1980 (falando em histórico...) e Nadal, no ano passado.

Quem gosta de esportes, aprecia história esportiva e vê Roger Federer em ação, sabe que o título deste texto não trata-se de um exagero. Federer é histórico, simplesmente histórico.


Crédito da foto: © AFP/Getty Image

3 comentários:

  1. Vi gente chorando com essa vitória.

    ResponderExcluir
  2. Será que esse resultado aconteceria com a presença de Nadal nas finais? Eu, particularmente, acho que sim.

    ResponderExcluir
  3. AGORA SIM!!!
    O próprio Sampras disse que, independentemente do título em Paris, o Federer é o melhor tenista de todos os tempos. Muitos não concordam, e dizem que Rod Laver ainda é o melhor... Mas o tennis na época de Laver era MUITO diferente do que é hj (não tinha a competitividade e a técnica do tennis de hj). Por isso, o que o Federer vem fazendo nos últimos quatro, cinco anos É HISTÓRICO SIM, e o tornou o melhor tenista da história.

    ResponderExcluir