terça-feira, 11 de agosto de 2009

Não é o desmanche, é a realidade


Há algumas semanas torcedores, e alguns jornalistas, têm falado muito sobre um desmanche no elenco do Corinthians. A queda de rendimento do time no Campeonato Brasileiro comprova que a diretoria errou ao vender três de seus jogadores titulares. Mas a verdade é que o êxodo da equipe não é tão grande. O problema, é que o elenco não era tão bom.

O Corinthians não foi o melhor time do primeiro semestre por possuir o melhor elenco. Longe disso. Ele foi o melhor por conta de uma grande trabalho de seu técnico, Mano Menezes, que iniciou a preparação para esta temporada em dezembro do ano passado. O forte da equipe era o conjunto, que tinha como cereja no topo do bolo, simplesmente, Ronaldo.

Mesmo em sua melhor fase ficava claro que o Corinthians não possuía grandes peças de reposição, e sofria quando necessitava delas. Mesmo os jogadores considerados titulares não podiam ser considerados grandes atletas. Isso deixa mais claro ainda a força coletiva que a equipe possuía, pois realizou grandes partidas e venceu o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil com jogadores, na sua maioria, medianos.
As reclamações e cornetagens passam a impressão que o Corinthians deixou grandes craques irem embora. André Santos, Cristian e Douglas são grandes jogadores? Aonde eles se destacaram antes do Corinthians? Em times pequenos ou médios. Não dá para dizer que o time está mal pela falta da qualidade desses atletas. O fato é que o elenco é pequeno e não tem muita qualidade. Perder três titulares prejudica a coletividade, o ponto alto do trabalho de Mano Menezes. Sem Ronaldo então, que está se recuperando de cirurgia na mão e de lipoaspiração, a coisa fica menos qualificada ainda.


É preciso ressaltar que o Corinthians não tinha 100% dos direitos federativos dos atletas que foram vendidos. Eles, como a maioria dos jogadores, hoje em dia, eram “fatiados” entre vários empresários diferentes. Por isso o time também não arrecadou muito.

Mas é possível fazer uma reflexão. Por que o Corinthians tem um elenco defasado? Seria pela opção em usar quase 100% do dinheiro que recebe dos patrocinadores secundários para pagar os salários de Ronaldo? O fenômeno recebe mais de R$ 1 milhão por mês. Será que vale a pena, a longo prazo? O restante do Campeonato Brasileiro e a campanha do ano que vem é que responderão.

2 comentários:

  1. Times desse tipo fazem grande sucesso rapidamente para, em seguida, passarem por fases difíceis. Um, grande exemplo disso foi o Palmeiras.

    ResponderExcluir