domingo, 12 de julho de 2009

O melhor brasileiro é Felipe Massa


Rubens Barrichello tem mais experiência e, nesta temporada, um carro bem melhor. No entanto, Felipe Massa é o melhor piloto brasileiro da Fórmula 1.

Mesmo com carro instável e imprevisível, Massa tem feito corridas em que mostra braço, agressividade e controle, além de uma clara evolução de sua pilotagem dos últimos anos para cá. Verdade que ele ainda não venceu em 2009, mas não fossem algumas trapalhadas da Ferrari ao longo deste campeonato, poderia ter conquistado resultados melhores.

Com o carro que a Ferrari desenvolveu para 2009, e com a bela temporada de Brawn e RBR, é impossível ver Felipe disputando o título desse ano. Na verdade, é improvável que ele vença corridas por enquanto. Mas quem têm prestado atenção em suas corridas, percebe que apostar em sua qualidade é uma boa aposta. Tanto que sua equipe provavelmente continuará pagando os altos salários de seu companheiro Kimi Raikkonen sem que ele corra, para manter Felipe ao lado de Fernando Alonso, que deve ser anunciado para 2010.

Na corrida deste domingo, na Alemanha, Felipe mostrou, mais uma vez, sua competência. Largou em oitavo, logo na largada pulou para quarto, e terminou em terceiro. Isso com mais uma trapalhada de sua escuderia, que cometeu erros em seu segundo pit stop. Tinha chances de terminar em segundo.

O vencedor da corrida foi o australiano Mark Weber, seguido por seu companheiro de RBR Sebastian Vettel. Rubens Barrichello, que largou em segundo e liderou grande parte da corrida. Chegou apenas em sexto. É verdade que a Brawn não o ajudou nada nesta etapa. Uma falha na mangueira de reabastecimento o jogou para trás na disputa. Ao final da corrida, Rubinho ainda reclamou que precisou ceder a quinta posição para seu companheiro, Jenson Button, atual líder da competição. Acontece que Rubinho vem reclamando da equipe desde o início da temporada. Reclamações que não procedem. A verdade é que ele tem o melhor carro do grid, ainda não conseguiu vencer e está cada vez mais longe de seu companheiro no campeonato de pilotos.

Estes fatos deixam cada vez mais clara a maior competitividade de Felipe Massa, em relação ao seu compatriota. Barrichello não pode ser motivo de chacotas, como alguns jornalistas adoram fazer com ele. Trata-se de um piloto experiente, ótimo acertador de carros, com grande técnica e muito respeitado no circo da Fórmula 1. Mas não é difícil imaginar que, se Massa estivesse na Brawn esse ano, o Brasil teria um pouco mais de chances de ter um campeão mundial.

Um comentário:

  1. É por essas e outras que teremos que ouvir muitas pidinhas infâmes com o pobre do Barriquelo.

    ResponderExcluir