quinta-feira, 16 de julho de 2009

The inportance of being vice


Na canção The Inportance of Being Idle, Noel Gallagher, do Oasis, canta sobre a importância de ser vadio. Não ter dinheiro, não trabalhar duro, pode não ser algo ruim. As pessoas podem se recusar a se encaixar nesse sistema de viver para trabalhar e contribuir com o enorme caixa da sociedade. Por que não utilizar o tempo ocioso para refletir, criar, imaginar possibilidades de haver uma sociedade melhor, enfim, ser uma pessoa melhor?

No caso do Cruzeiro (e isso vale, na verdade, para qualquer equipe esportiva brasileira), por que não se sentir feliz com o segundo lugar na Copa Libertadores da América? Afinal, aquele comentário de que o segundo é o primeiro dos últimos não passa de um pensamento mesquinho, arrogante e idiota.

De 32 times que avançaram para a fase de grupos do mais importante torneio das américas, apenas dois chegaram a grande final. O Cruzeiro foi um deles. E a raposa não chegava a uma decisão de Libertadores desde 1997, quando foi campeã. O vencedor dessa vez, foi o Estudiantes, merecidamente. Mas isso não apaga (não pode apagar) a ótima campanha feita pelo time mineiro nesta edição do campeonato. Não apaga o fato de que este Cruzeiro é um grande time, que revelou bons jogadores e firmou Adilson Batista como um treinador de primeira linha.

O problema é que no Brasil, essas derrotas em finais, normalmente significam catástrofes. O clube derrotado baixa a cabeça, sai dos trilhos e realiza péssima campanha no Campeonato Brasileiro pelo resto do ano. Sem razão. O vice-campeonato, a segunda posição, a medalha de prata têm grande valor. E o Cruzeiro, e todas as equipes brasileiras, precisam aprender sobre a importancia de ser vice.


Crédito da foto: Reuters

2 comentários:

  1. Quantas vezes não fui criticado por achar que os vice-campeonatos são sim importantes? Nem sei dizer. Mas não mudo minha opinião. Os criticam, normalmente são aqueles que não atinguiram esse degrau. Que pena para eles. Parabéns para o Cruzeiro.

    ResponderExcluir
  2. Bruno, dei uma lida geral no seu blog agora. Achei interessante que os seus textos, rápidos de ler, na maior parte das vezes me comunicavam alguma opinião nova, sem tentativa de distorção de fatos.

    ResponderExcluir